O que a série The Alienist pode nos ensinar sobre empreendedorismo?

A série The Alienist

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Sumário

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

A série The Alienist é uma das séries promissoras da maior empresa de extreming do planeta, a Netflix.  Minha sugestão caso você não tenha assistido a série The Alienist, é que o faça com atenção nos papeis que cada personagem desempenha.

Relaxe!  Não pretendemos informar como termina, apenas fazer paralelos com o cotidiano de um empreendedor que abriu a sua empresa.

O que a série The Alienist pode nos ensinar sobre empreendedorismo?

Não só a série, mas os filmes de maneira geral podem nos acrescentar bastante em nossa vida!  Não tenho a pretensão de oferecer ao leitor um resumo da série, tão pouco dar uma de crítico.

O objetivo deste blog é demonstrar o quão importante são as pessoas que compõem o  seu time no empreendedorismo e de dar continuidade com eficiência nas operações de sua empresa.

Sinopse:

Baseado no best-seller de Caleb Carr, The Alienist é um thriller psicológico ambientado na cidade de Nova York no ano de 1896, um período de grande riqueza, extrema pobreza e inovação tecnológica.

Na trama, quando uma série de horríveis assassinatos de garotos prostitutos assombra a cidade, o recém-nomeado Comissário de Polícia Theodore Roosevelt encarrega o psicólogo criminal (também conhecido como alienista) Dr. Laszlo Kreizler (Brühl) e o jornalista John Moore (Evans) para conduzir a investigação em segredo.

Conhecido como ‘alienista’ – sujeito que estuda patologias mentais – o Dr. Kriezler trabalha como um especialista em comportamento desviante. Sua profissão e sua personalidade intensa fazem dele um pária social em alguns círculos, apesar de ser um homem bonito e de extrema sensibilidade.

Kreizler é apaixonado por seu trabalho e incansável em seus esforços para procurar o assassino cujos atos perversos, bárbaros e ritualísticos aterrorizaram os moradores mais pobres da cidade. Ao fazê-lo, ele espera também desvendar os mistérios traumáticos da psique humana, especialmente a sua própria, e tentar entender o que torna um homem em um assassino.  Fonte: www.minhaserie.com.br

 

Qual o seu propósito de vida?

Certamente você que está lendo este blog já deve ter ouvido esta pergunta.  Se a resposta não saiu de maneira espontânea ao interlocutor, de fato você ainda não tem um propósito!  Não tem nenhum problema em ainda não ter descoberto o seu propósito. Problema existe se a não descoberta for algo que não te incomoda!

Na Serie o Dr. Laszlo Kreizler (protagonista), um brilhante profissional pioneiro em um ramo da medicina que causava repulsa nas pessoas (Alienista). Este profissional mais tarde seria chamado de psiquiatra.

Dr. Laszlo vivia em um mundo onde o tratamento e a pesquisa de doenças mentais eram uma novidade, e que há poucas décadas atrás, os enfermos eram associados com possessão demoníaca.

Sim, estamos nos referindo a um sujeito obcecado pelo seu trabalho, que reúne características que acabam por excluí-lo de alguns, se não todos dos círculos da sociedade da época.

O Dr. Laszlo Kreizler sabia o seu propósito e pagou o preço por ele.  E você? Está disposto a pagar que preço pelo seu propósito?

 

Quem disse que você não tem condições de fazer algo?

Na série The Alienist nos deparamos com a primeira mulher a trabalhar no Departamento de Polícia de Nova Iorque no começo do século 19 (Sara). Não é preciso assistir a série para entender os inúmeros desafios que ela passou no desempenho de suas funções.

Desde o assédio sexual em meio a um departamento predominantemente de homens, ao total descrédito de suas aptidões como policial.  Se hoje não é fácil uma situação análoga a essa imagine na época?

Imagine se a Sara desse ouvidos a todos que diziam que o seu lugar era dentro de casa cuidando de afazeres domésticos? Aprendemos com a Sara que a única pessoa capaz de te limitar é você mesmo!

Está esperando o que para alçar voos maiores?

 

Inovar é preciso!

Na série The Alienist encontramos os detetives Marcus e Lucius.  Dois visionários que apresentaram algo que seria hoje o equivalente a ciência forense, que para a época era algo inimaginável!

Se há 15 anos alguém lhe falasse que a maior empresa de transporte urbano do planeta não tem um carro em seu nome (Uber)?

Nos dias de hoje, inovar é verbo de maior conjugação no mundo do empreendedorismo. Uber, Aliexpress, Airbnb são exemplos de inovação.  No cenário de hoje no Brasil, ainda encontramos pessoas que fazem mais do mesmo, ou seja, não criam coisas diferentes para ser oferecido aos seus consumidores. A ideia só se torna inovação quando a mesma se materializa e faz diferença no mercado!

E você? Inovou em seu negócio? Procura inovar para estar na vanguarda do seu nicho de negócio?

 

Não desista!

Tem um momento na série The Alienist que o Dr. Laszlo Kreizler tem uma incomensurável perca.  Devido ao seu abatimento ele se dá por vencido e desiste da sua caminhada, porém logo encontra forças para voltar ao seu propósito.

Parar, chorar, gritar, esmorecer, desfalecer de dor é perfeitamente normal no mundo empresarial.  Permita-se viver os seus lutos por mais que você tenha a sensação que a dor será eterna, mas tenha em mente que tudo vai passar!

Interessante que no momento que o Dr. Laszlo Kreizler para com tudo, sua equipe continua trabalhando pois tinham em comum o mesmo objetivo!

Você delega funções na sua empresa a ponto de se precisar ficar ausente dela, tudo continue funcionando como se você ali estivesse?  Seu objetivo é o mesmo compartilhado com a sua equipe?  Se a sua resposta é não, já passou da hora de você rever o conceito de time da sua empresa.

 

Tire o melhor da sua equipe!

O grupo liderado pelo Dr. Lazlo era extremamente heterogêneo:

Sara (Primeira policial de Nova Iorque): Uma pessoa firme que não permite que pessoas tomem conclusões do seu trabalho por conta de que ela é uma mulher.

John Moore (Desenhista): Uma pessoa da noite!  Envolvido com prostíbulos, bebedeiras. Um solteirão inveterado!

Marcus e Lucius (Policiais): São judeus e sofrem preconceito da sociedade

E se você como líder?  Prefere tirar o melhor de cada talento administrando um caldeirão heterogêneo, ou é mais fácil contratar profissionais medíocres, porém homogêneos para os cargos?

A tarefa da liderança é nos conduzir ao horizonte. Liderança é atitude. O líder é seguido, o chefe é obedecido, e no caso do Dr. Lazlo ele fez fiéis seguidores em sua jornada!

A série The Alienist é uma perfeita combinação de entretenimento e aprendizado! Esperamos que a série ajude a você empreendedor na melhoria do seu negócio.

Leia nossos blogs, deixe seu comentário, compartilhe!

Romulo Aguiar – Empreendedor Criativo

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Melhore os seus resultados com o apoio de profissionais experientes na sua área!

Não perca mais o seu tempo com profissionais inexperientes! Conte com a Contabilidade Carioca e tenha a certeza de que somos a melhor opção para o seu negócio alcançar novos patamares!
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O que é Guerra total? Guerra total é um conceito…
Cresta Posts Box by CP