Planejamento financeiro para abrir o seu negócio: 8 dicas essenciais!
Confira em nosso artigo tudo que você precisa saber para fazer um planejamento financeiro correto ao abrir sua empresa!
O planejamento financeiro, sem dúvida, é uma das atividades mais fundamentais para todos os processos de uma empresa e principalmente no seu processo de abertura.
Entretanto, muitos empresários, possuem dificuldades de controlar suas finanças ao abrir sua empresa, pois normalmente é a primeira vez que estão realizando essa atividade.
Desse modo, para evitar que você cometa erros desnecessários, iremos te apresentar tudo que você precisa saber para realizar o seu planejamento financeiro ao abrir sua empresa.
Leia nosso artigo e confira tudo que você precisa saber!
Saiba outras informações antes de abrir sua empresa em nossos artigos!
O que é o planejamento financeiro para abrir empresa?
Em resumo, o planejamento financeiro para abrir empresa é um documento que mapeia diferentes aspectos relacionados aos recursos monetários, que serão necessários para iniciar e manter o empreendimento.
Ele inclui, por exemplo, o:
- Investimento inicial
- Faturamento esperado
- Custos fixos e variáveis
- Despesas e receita
- Fluxo de caixa
- Ponto de equilíbrio
- Margem de lucro
A princípio, o objetivo dessa atividade é dar direcionamento aos empreendedores para que eles possam conduzir o negócio, da melhor maneira possível, tomando decisões mais assertivas, melhorando a lucratividade e alcançando resultados mais satisfatórios.
Além disso, o planejamento financeiro para abrir empresa também é uma forma de demonstrar a viabilidade do projeto para potenciais investidores, parceiros, fornecedores e clientes.
Quais os benefícios de planejamento financeiro para abrir empresa?
Com toda certeza, fazer um planejamento financeiro para abrir empresa, traz diversos benefícios para o negócio, tais como:
Reduzir os riscos e as incertezas
Certamente, ao fazer esse planejamento para abrir empresa, o empreendedor consegue identificar os possíveis cenários, as oportunidades e as ameaças que podem afetar o seu negócio, e assim, se preparar melhor para enfrentá-los ou evitá-los.
Controlar o orçamento
De fato, ao fazer um planejamento financeiro para abrir empresa, o empreendedor consegue ter uma visão clara de quanto dinheiro ele tem, quanto ele precisa e quanto ele pode gastar, evitando desperdícios, dívidas e prejuízos.
Melhorar a gestão
Por fim, fazer esse processo, faz com que o empreendedor consiga monitorar e avaliar o desempenho do seu negócio, comparando os resultados obtidos com os objetivos traçados, e assim, corrigir as falhas, implementar melhorias e celebrar as conquistas.
Quais são os passos para planejamento financeiro para abrir empresa?
Por fim, para fazer um planejamento financeiro para abrir empresa, é preciso seguir alguns passos, como:
1. Identificar a situação atual da empresa
Primeiramente, faça um diagnóstico da atual situação em que a empresa se encontra, levantando informações como:
- Tempo de mercado
- Posicionamento
- Público-alvo
- Concorrentes
- Fornecedores
- Produto ou serviço
- Estratégias de marketing
- Fatores internos e externos
2. Definir as metas e os objetivos
Em seguida, defina as metas e os objetivos que se quer alcançar com o negócio, tanto de curto, quanto de médio e longo prazos, que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
3. Estimar o investimento inicial
Por conseguinte, estime o investimento inicial que será necessário para abrir a empresa, considerando os gastos com infraestrutura, equipamentos, estoque, capital de giro, legalização, divulgação.
4. Projetar o faturamento
Em seguida, projete o faturamento que se espera obter com o negócio, considerando o preço do produto ou serviço, a demanda do mercado, a capacidade produtiva, a sazonalidade.
5. Calcular os custos e as despesas
o quinto passo é calcular os custos e as despesas que a empresa terá para operar, dividindo-os em:
Fixos
Eles não variam com o volume de vendas, como:
- Aluguel
- Salários
- Impostos
Variáveis
A princípio, eles variam com o volume de vendas, como:
- Matéria-prima
- Comissões
- Frete
6. Elaborar o fluxo de caixa
Certamente, ele é um instrumento que registra todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, permitindo acompanhar a movimentação financeira e verificar se há saldo positivo ou negativo, em cada período.
7. Determinar o ponto de equilíbrio
Ademais, determine o ponto de equilíbrio, sendo o nível de vendas, no qual a receita é igual aos custos e despesas, ou seja, o momento em que a empresa não tem lucro nem prejuízo.
8. Analisar a margem de lucro
Por fim, analise a margem de lucro, que é a porcentagem que representa o quanto a empresa ganha, em relação ao que ela vende, e que pode ser calculada pela fórmula:
Margem de lucro = (lucro líquido / receita total) x 100
Controle suas finanças e abra sua empresa economizando!
Nós, da Contabilidade Carioca, te auxiliamos nesses dois processos extremamente fundamentais para o futuro e tranquilidade da sua carreira.
Nossa contabilidade oferece serviços especializados e preparados em abertura e legalização de empresas, para que você evite dores de cabeça desnecessárias!
Entre em contato conosco e planeje suas finanças para economizar ao abrir sua empresa!
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS!