Registro de empresa: conheça os passos para o sucesso!

O Que é Registro De Empresa Saiba A Importância E Como é Feito - CONTABILIDADE CARIOCA

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Sumário

Por que o registro de empresa é importante? Saiba como fazer

Saiba por que o registro de empresa é passo indispensável para formar sua empresa e conheça os processos para fazê-lo com tranquilidade

Você quer abrir o seu próprio negócio? Se sim, você deve saber o que é o registro de empresa e qual a sua importância. 

Esse passo é essencial se você deseja ter uma empresa de sucesso, por isso vamos te mostrar o que é necessário para ter um negócio registrado.

Mas antes disso, vamos entender, a fundo, do que se trata o processo e por que ele é indispensável para sua empresa, a longo prazo.

Confira tudo a seguir…

O que é registro de empresa e qual a importância?

O registro de empresa é o processo pelo qual você formaliza a sua atividade econômica perante os órgãos competentes.

Nesse processo, é necessário regularizar as atividades perante a Receita Federal, a Junta Comercial, a Prefeitura e outros. 

Ao fazer o registro de empresa, você obtém um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Esse documento identifica a sua empresa e permite que você exerça uma série de atividades indispensáveis para o dia a dia da empresa.

Além disso, manter uma empresa registrada aumenta as chances de sucesso no mercado, pois promove credibilidade com parceiros e clientes.

Mas, como é feito o registro de empresa? 

Você deve estar se perguntando: quais são os passos necessários para abrir uma empresa no Brasil? 

Embora o processo possa variar conforme o tipo e o porte da empresa, e isso deve ser levado em conta, de forma geral, ele envolve as seguintes etapas:

1. Escolha do tipo jurídico da empresa

Existem diferentes formas de constituir uma empresa no Brasil, essas formas são os tipos jurídicos.

Os principais são:

  • MEI (Microempreendedor Individual)
  • EI (Empresa Individual)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
  • LTDA (Sociedade Limitada) 
  • SA (Sociedade Anônima)

Essa escolha deve ser planejada e pensada conforme as atividades que serão executadas, o porte da empresa e outros fatores que determinam a forma como a empresa irá funcionar.

2. Elaboração do contrato social

O contrato social é o documento que define as regras de funcionamento da empresa.

Neles são descritos dados como: 

  • Nome
  • Capital social
  • Atividades exercidas
  • Porte e regime tributário 
  • Divisão das cotas entre os sócios
  • Responsabilidades e os direitos de sócio 
  • Entre outras informações 

O contrato social deve ser assinado pelos sócios e registrado na Junta Comercial do estado onde a empresa será instalada.

3. Obtenção do CNPJ

Após o registro do contrato social na Junta Comercial, você deve solicitar o CNPJ junto à Receita Federal. 

O CNPJ é um número que identifica a sua empresa e permite que você realize diversas operações legais. 

Você pode fazer o pedido do CNPJ pela internet, no site da Receita Federal.

4. Inscrição estadual e municipal

Dependendo da atividade da sua empresa, você também pode precisar fazer a inscrição estadual e/ou municipal. 

A inscrição estadual é necessária para as empresas que realizam operações com mercadorias sujeitas ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Já a inscrição municipal, é necessária para as empresas que prestam serviços sujeitos ao ISS (Imposto sobre Serviços).

Se sua empresa exerce os dois tipos de atividade, as duas inscrições são necessárias.

5. Obtenção do alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é a autorização que permite que você exerça a sua atividade no local escolhido. 

Para obter o alvará, você deve apresentar os documentos exigidos na Prefeitura e protocolar o pedido. 

Entre os documentos necessários estão o CNPJ, o contrato social, IPTU do imóvel e outros.

6. Obtenção das licenças específicas

Além do alvará de funcionamento, algumas atividades podem exigir licenças específicas dos órgãos reguladores, como a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros, o Meio Ambiente, entre outros. 

Essas licenças visam garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Converse com um especialista para entender quais são as licenças específicas exigidas para realizar suas atividades.

Vamos te ajudar a ter uma empresa de sucesso! Separamos mais um artigo para você a seguir: 

Deixe toda essa burocracia de lado e foque no sucesso da sua empresa

Se você não sabe como isso é possível, pense o seguinte: com o apoio de um contador especialista em abertura e legalização de empresas você poderá deixar todos os processos legais na mão de especialistas.

E então, o que restará para você é cuidar do seu negócio!

Toda empresa precisa de um contador na sua gestão, então por que não ter apoio desde o início e garantir o sucesso do processo de abertura e legalização?!

São muitas etapas, processos e documentos, e aqui na Contabilidade Carioca podemos orientar em todos.

Você pode contar com o nosso apoio e abrir a sua empresa de forma legal, ágil e fácil.

Entre em contato agora e comece a trabalhar em suas atividades e nos cuidados no registro de empresa.

QUERO LEGALIZAR MINHA EMPRESA E TER MAIS CHANCES DE SUCESSO

5/5 - (1 voto)
Summary
Registro de empresa: conheça os passos para o sucesso!
Article Name
Registro de empresa: conheça os passos para o sucesso!
Description
Quer ter um negócio de sucesso? O registro de empresa é o primeiro passo! Veja aqui como fazer corretamente
Author
Publisher Name
CONTABILIDADE CARIOCA
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Melhore os seus resultados com o apoio de profissionais experientes na sua área!

Não perca mais o seu tempo com profissionais inexperientes! Conte com a Contabilidade Carioca e tenha a certeza de que somos a melhor opção para o seu negócio alcançar novos patamares!
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Saiba quais os principais tipos de empresa para abrir no…
Cresta Posts Box by CP