[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]
A paralisação dos caminhoneiros está no décimo dia no momento em que este blog está sendo escrito. O que se viu foi o caos! Pessoas lutando para encher galões de combustíveis e abastecer os seus carros que a muito estão parados por pane seca. Supermercados desabastecidos, verduras e hortaliças com preços estratosféricos, ruas vazias, pessoas sem trabalhar e por consequência o país parou!
A greve dos caminhoneiros é legítima, está amparada no artigo 1º da Lei 7.783 de 28 de junho de 1989, que assegura o direito de greve, deixando na responsabilidade dos trabalhadores a decisão sobre a oportunidade de exercê-lo e os interesses que serão defendidos. Não entrarei no mérito de alguns rompantes e ilegalidades praticados por alguns caminhoneiros, mas quero trazer à voga a importância de alguns profissionais para que este país ande!
Sim! Podemos perceber o quanto este país é dependente dos caminhoneiros e a sua importância patente no progresso do país. O advento da greve trouxe uma série de “E Se?” que mexeu com o imaginário da população. (E se a profissão A ou B entrasse em greve?). Dentro dessa dinâmica fica a pergunta; E se os contadores entrassem em greve?
Contadores em greve
O contador é o responsável por manter o financeiro das empresas em ordem, transmitir as obrigações acessórias que alimentam os sistemas de informação da Receita Federal, Fazendas Estaduais e Municipais. Imagine os contadores em greve?
Certamente com os contadores em greve, a economia do país iria sucumbir dependendo do tempo de paralisação e a adesão da categoria. Muitos tributos deixariam de ser pagos, calculados e iria gerar multas por atraso, iria gerar uma reação em cadeia para o governo, que diga-se de passagem, é o maior interessado no recolhimento dos impostos.
Quando foi a última greve dos contadores?
Em 2014 o sindicato da categoria cogitou entrar em greve de três meses para cobrar impostos simplificados e que fossem calculados semestralmente e anualmente como em países desenvolvidos.
Segundo o presidente do Sindicado dos Contabilistas de Campinas (SINDCON CAMPINAS), Dagoberto Silvério da Silva, acredita que atualmente esse tipo de movimento não teria força “porque o que os profissionais da contabilidade estão realizando é um diálogo com as autoridades fazendárias, pedindo alterações no cumprimento das obrigações, e esses profissionais tem sido ouvidos” afirma.
A importância do contador
O governo vive do prato que come, não tem um tostão poupado praticamente para dias difíceis, como algumas pessoas fazem. Desta maneira, a cada crise eles aumentam os impostos em vez de usar as reservas que deveriam possuir. Como seria um cenário sem fazer arrecadações por 3 meses por exemplo por conta dos contadores em greve?
O Contador é um profissional de extrema importância para o país. Com os contadores em greve o Brasil para!
Um administrador não pode ser um contador, mas o contador em sua essência pode ser um administrador excelente, pois ele tendo uma visão de negócios, pode gerar relatórios que auxiliem nas decisões das empresas, como por exemplo; compra de bens móveis e imóveis, tomada de empréstimos, integração de sócios, dentre tantos assuntos de extrema importância para as empresas.
Conclusão
Somos partidários que as reivindicações dos caminhoneiros sejam atendidas, haja vista que o valor do combustível afeta toda a população e cria o efeito em cadeia que vivenciamos ultimamente. Porém fica a reflexão sobre tantas profissões no qual por vezes nunca demos conta da sua importância para a sociedade como o contador por exemplo.
Veja o que uma equipe de contadores altamente capacitados pode fazer por você!
Venha tomar um cafezinho conosco! Aqui na Contabilidade Carioca vale esta máxima:
Você precisa de três coisas na vida – um bom médico, um padre perdoador, e um contador inteligente! – Oskar Schindler “Filme a Lista de Schindler”
Romulo Aguiar – Empreendedor Criativo
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]