Conheça a história da Contabilidade Carioca que a trouxe até aqui!

Por meio das melhores soluções, queremos te ajudar a não ter nenhum tipo de problema nas atividades da sua empresa.

Contabilidade no Centro do Rio de Janeiro

Nossa história!

A Contabilidade Carioca não nasceu linda como você vê hoje. Ela trilhou um caminho longo e árduo, como muitos empreendedores também tiveram que trilhar para chegar ao seu “lugar ao sol”. E essa trajetória teve início na década de 90, com a fundação da companhia A.L. Pimentel Consultoria.
A.L. Pimentel é uma abreviatura de Antonio de Lima Pimentel, o fundador inicial do grupo, que, na ocasião, enveredou por outros ramos do empreendedorismo. No entanto, permanece como um dos sócios atuais e diretor de tributos da Contabilidade Carioca.
Na época, “o Pimentel”, como muitos dos nossos clientes o conhecem, entregou um bloco de notas fiscais novinho de empresa individual, sem qualquer nota emitida, ao irmão Wladimir Pimentel, que estava desempregado na época. Com um afago fraternal, Pimentel disse: “Vai, garoto! Boa sorte.”. O irmão foi mais obediente do que se esperava e conquistou muito com aquele simples bloquinho de notas fiscais.
“O início foi difícil, como é para qualquer empreendedor de primeira viagem” – Wladimir Pimentel.
Wladimir ficou sozinho, atendendo apenas dois clientes. Um deles não pagava em dinheiro, mas sim disponibilizava o espaço em troca de serviços.
“Duros, aqueles tempos. Mas, até por isso, inesquecíveis. Aproveito para registrar minha eterna gratidão ao nosso primeiro parceiro, Jayme, da empresa Sysin, que acreditou na gente e nos deu aquele cantinho para começar a sonhar”.

A inflação às centenas por cento por ano, o total desconhecimento do mercado contábil e a total falta de condições financeiras e tecnológicas (nossos únicos bens eram um computador 256, uma impressora matricial e um ventilador) criavam um cenário pouco animador. Wladimir, hoje sócio e diretor comercial da Contabilidade Carioca, não tem vergonha de revelar:

“Procurei emprego, mas não consegui”. E complementa: “Dou graças a Deus por isso. Poderia ser, hoje, um grande executivo, até porque minha formação profissional foi muito boa. Cheguei a gerente administrativo de uma das empresas do grupo Shell com apenas 24 anos. Mas não teria experimentado o fascinante mundo do empreendedorismo e não teria a metade da experiência e histórias para contar que tenho hoje. Valeu ter prosseguido.”

Depois de um ano de atuação, a empresa contratou um funcionário fixo e, depois, uma assistente contábil (freelancer). E a equipe continuou a mesma até o fim da década de 90, quando foram contratadas uma funcionária para a área de ICMS e sua primeira estagiária, Carla Abrahão — que, com o tempo, tornou-se uma das sócias e diretora contábil da então A.L. Pimentel e está conosco até os dias atuais.

De repente, a empresa começou a “decolar”. A experiência adquirida, agora combinada com o entusiasmo da então estagiária e com o conhecimento de uma funcionária já experiente, trouxe a confiança que faltava para seguir e alçar voos maiores.
Em 1997, ganhamos a concorrência para ser o escritório contábil padrão da Assespro — associação de empresas de TI. Daquele momento em diante, passamos a nos dedicar ao estudo e ao atendimento diferenciado das empresas do segmento tecnológico.
Em 2007, Wladimir participou do EMPRETEC, curso do Sebrae direcionado aos empreendedores, que lhe rendeu participação na capa do caderno Boa Chance, do Jornal O Globo de 15 de dezembro de 2013, justamente devido ao sucesso obtido após o curso.
A participação no EMPRETEC fez Wladimir validar seu pensamento de que escritório contábil não adquire clientes somente com indicações, mas também com marketing e propaganda. Mas este pensamento inovador contrariava o mito existente em meio aos escritórios contábeis da época, o que justifica a trajetória de sucesso que vem trilhando até hoje, justamente por pensar diferente e ir além.
“Crescemos mais de 400% em sete anos. Temos uma bela sede no Centro do Rio e cerca de 200 clientes”.

Em 2012, foi adotado o nome CONTABILIDADE CARIOCA. Segundo os diretores, o nome tem mais a ver com o cenário da empresa atual, baseado na constatação de que a qualidade, atrelada ao atendimento acolhedor — típico do povo carioca —, reflete perfeitamente a marca da empresa, uma marca familiar que assegura a segurança do seu negócio, onde atualmente houve uma alteração em seus diretores, com o pai (Wladimir Pimentel) transferindo a diretoria para os seus dois filhos (Diego Pimentel e Douglas Pimentel).

E encerramos essa bela história com a seguinte moral: a Contabilidade Carioca não parou e não vai parar por aqui. O grupo diretoria está sempre inovando, retendo talentos, buscando qualificações e a constante diferenciação de seus serviços. E deixamos o ponto-final para o Wladimir:

“Ao me aposentar, escreverei um livro”.

Conheça os “combustíveis” que movimentam as nossas “engrenagens”!

Missão

Visão

Queremos ser percebidos como um escritório de contabilidade que trabalha junto, não como um “mal necessário”. Por isso, orientamos nosso cliente a enxergar a contabilidade como uma ferramenta de gestão, nosso escritório como uma extensão de sua empresa e nossa equipe como sua parceira de negócios, enquanto te auxiliamos em busca de um crescimento sustentável.

Valores

Transparência, ética, espírito familiar, carisma e confiabilidade.

Garanta o apoio de profissionais experientes que estão prontos para te ajudar!

Não perca mais o seu tempo com as inseguranças do mercado. Conte com a Contabilidade Carioca e tenha a certeza de que somos a melhor opção para o seu negócio alcançar novos patamares!