CONTABILIDADE CARIOCA

Como evitar a Exclusão do Simples Nacional?

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.106″ background_layout=”light”]

Como evitar a Exclusão do Simples Nacional

A exclusão do Simples Nacional é assunto que causa arrepios em muitos empreendedores.  É importante frisar, que o fato da sua empresa ter sito enquadrada no Simples Nacional, não significa que ficará ali perpetuamente.  É de suma importância seguir algumas regras e ter “na ponta da língua” como evitar a exclusão do simples nacional.

Cuidado! As razões para que isso aconteça são variadas, mas cadastros desatualizados ou débitos em atraso podem fazer com que a sua empresa seja excluída do cadastro.

 

Minha empresa será excluída?

A principal razão que a maioria das empresas são excluídas é a inadimplência.  Deixar de pagar tributos estaduais ou federais acarretará em notificação, que é aquele momento que você deve ficar alerta!  Posteriormente incorrerá em multa a inadimplência, que é o agravamento da situação!

Convenhamos que na maioria esmagadora dos casos, as pessoas deixam de pagar porque de fato não possuem dinheiro, infelizmente a dívida só aumenta com o agravamento das multas.

 

Pode explicar com detalhes?

Claro!  No momento que você entra na lista de devedores da Receita Federal é emitido uma declaração chamada de ATO DECLARATÓRIO DE EXCLUSÃO – ADE, onde será disponibilizado no portal e-CAC que você acessa a partir do site da Receita Federal.  Muita atenção, pois a declaração fica disponível para visualização por 45 dias, depois deste prazo, somente indo a uma agência da Receita Federal.

Muito cuidado!  O ADE é sinal que sua empresa está correndo muito perigo!  Se a sua empresa foi agraciada com ele, fique esperto (a), com as atualizações do e-CAC, pois você terá 30 dias corridos para saldar a sua dívida.  Nesta situação você deverá pagar a dívida ou demonstrar interesse em paga-la através do parcelamento.

Você conseguindo quitar as suas dívidas, o próprio site da Receita irá revogar o ADE de maneira automática, não precisando que você se dirigira a agência da Receita Federal.  Importante frisar que caso você vá questionar a dívida por discordar, é importante que o faça indo diretamente a agência da Receita Federal.

 

A exclusão

Muita calma nessa hora!  Se o prazo inicial de 45 dias for esgotado, bem como o prazo de 30 dias após a abertura do documento online, então a sua empresa entrará em processo de exclusão do Simples Nacional.

Para tentar evitar que isso aconteça você deve procurar para ontem o seu contador!

 

Não tenho contador, o que eu faço?

Procure um profissional qualificado que possa resolver o seu problema e de preferência tenha um contador de confiança não só em momentos críticos, mas que seja a tônica da saúde financeira da sua empresa.

Entre em contato conoscoAqui a sua contabilidade é nossa paixão!

 

Romulo Aguiar – Empreendedor de conteúdo, especialista em marketing digital e Social Media.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Classifique nosso post
Sair da versão mobile